O livro de Peter Woit, "Not Even Wrong", foi lançado na Inglaterra e em breve será lançado nos EUA. Como todos sabem, ele mantem um blog no qual faz críticas à teoria de cordas e o livro segue o mesmo caminho. Li uma versão do livro de 2005 e não sei o quanto ele mudou. Assim como no blog, as críticas contidas no livro não são de cunho científico. Ele reconhece que não existe nada de errado com a teoria de cordas enquanto teoria, isto é, como uma construção que é matematicamente consistente. Sua crítica é que a teoria de cordas não produziu nenhum resultado que possa ser testado experimentalmente. E aqui estamos em terreno pantanoso. Eu, em particular, não vejo nenhum problema em se estudar uma teoria que ainda não fez contacto com a experiência. Outros acham inaceitável estudar algo desse tipo. É uma questão de gosto dedicar-se ou não a uma atividade desse tipo. Einstein demorou 10 anos para construir a relatividade geral sem nenhum input experimental. Ele queria apenas conciliar a gravitação com a relatividade restrita. A teoria de cordas é muito mais complexa que a relatividade geral (de fato a teoria de cordas contém a relatividade geral) e não é surpreendente que seja necessário muito mais tempo até termos a teoria completa.
A afirmação constante de Peter Woit de que a teoria de cordas não produziu nenhum resultado também não é completamente correta. De fato, ela ainda não fez nenhuma previsão experimental. Mas fez previsões teóricas que foram confirmadas. Através da correspondência AdS/CFT é possível estudar o regime de acoplamento forte de algumas teorias de gauge. Dessa forma, é possível prever o comportamento de certas quantidades nas teorias de gauge utilizando a correspondência. Esses resultados foram posteriormente confirmados através de cálculos na teoria de gauge. Eu acho isso simplesmente fantástico, dando uma credibilidade muito grande à correspondência e à teoria de cordas. O blog do Peter anunciou o livro e abriu espaço para comentários. Claro que o Lubos Motl já fez um review do livro no site do Amazon.com. A discussão entre os dois no blog do Peter está acalorada, como era de se esperar, mas não acrescenta nada de novo. But it is fun!
Caro Vitor,
ReplyDeleteQue baixaria essa discussão desses dois. Eu tenho a ligeira impressão de que, se o Woit e o Motl se encontram um dia na rua, eles saem na mão...>;-p
Abraços!
Olá Leucipo,
ReplyDeleteÉ cunho científico mesmo. A teoria de cordas é matematicamente consistente. Porém, depois de 30 anos, ninguém ainda conseguiu extrair uma previsão específica, apenas, previsões gerais como, por exemplo, dimensões extras. Peter conclui, então, que se deve abandonar a teoria. Esse tipo de crítica não é científica. É uma crítica de caráter pessoal. Ele não gosta de trabalhar em teorias que ainda não fizeram contacto com experimentos. Ponto. Outros discordam dele e acham que vale a pena trabalhar com cordas e tentar encontrar alguma comprovação experimental.
Olá Pedro,
ReplyDeleteGostaria de estar presente quando eles se cruzassem...