Alguns anos atrás Rehren mostrou uma conexão entre duas teorias quânticas de campos, uma definida no espaço de anti-De Sitter (AdS) e outra na borda de AdS. Muitos imaginaram que tratava-se de uma "prova" da conjectura de Maldacena, que afirma que uma teoria de cordas em AdS é equivalente a uma teoria quântica de campos conforme na borda de AdS. O trabalho de Rehren trata da equivalência entre teoria de campos, enquanto a conjectura AdS/CFT afirma que os campos em AdS atuam como fontes da teoria conforme na borda. Uma proposta muito mais complicada do que aquela analisada por Rehren. Apesar de serem propostas completamente distintas, houve tentativas de usar os resultados de Rehren para lançar dúvidas sobre a validade da correspondência AdS/CFT. Sem sucesso, é claro!
Hoje apareceu um poster muito bom de Jacques Distler discutindo o trabalho de Rehren. Ele aponta que a teoria de Rehren na borda tem sérios problemas pois na verdade não se trata de uma teoria quântica de campos satisfazendo os axiomas usuais. Nos comentários, Lubos Motl apresenta uma versão bastante simplista do trabalho de Rehren e menciona uma troca de correspondência com Rehren, em que este último confirma a validade da visão simplista!
UPDATE: Jackes Distler tem outro post sobre o assunto e Lubos Motl também. Discutem um tema bastante importante: o rigor matemático não deve ser confundido com o rigor em física. Apesar do teorema de Rehren ser matematicamente consistente ele não diz nada sobre a teoria de campos da borda pois lá não há uma teoria de campos no sentido usual.
No comments:
Post a Comment