30 January 2006

A incrível incompetência da universidade pública

Após ler a matéria publicada na Folha de S.Paulo de ontem, Prefeituras de SP terceirizam a educação fiquei estupefato. Afinal, como é possível que 129 municípios de S. Paulo comprem apostilas de cursos particulares, como Anglo e Objetivo, para distribui-los nas escolas públicas? Seria isto parte da tão temida privatização definitiva do ensino público?

A medida que lia o artigo da Folha um novo quadro começou a se delinear. Afinal, as apostilas fazem parte de um pacote que o município adquire, e esse pacote inclui o treinamento dos professores municipais e o correspondente planejamento pedagógico. De início, professores e alunos não gostaram da novidade pois a quantidade de matéria a ser ministrada é maior do que a usual. Afinal, estão usando apostilas de cursinhos! Mas os professores adaptaram-se e os alunos acostumaram-se ao novo ritmo e a fazer mais lição de casa, mostrando que existe material humano muito bom nas escolas públicas. Existem até famílias mudando-se para esses munícipios em busca de ensino de qualidade para seus filhos! Além disso, esses alunos estarão mais capacitados a prestar o vestibular em universidades estaduais e federais, aumentando o número de alunos provenientes de escolas públicas, e mostrando qual é a alternativa correta ao famigerado sistema de quotas.

Mas como professor de universidade estadual, ainda me sentia incomodado lendo o artigo. Afinal, porque as unversidades públicas não estão envolvidas nesse processo? Porque esse material não foi preparado por nós? E porque os cursos de treinamento não são ministrados nas universidades? Nas universidades públicas parte considerável dos docentes estão envolvidos em atividades de pesquisa. Graças às contínuas avaliações dos cursos de pós-graduação efetuadas pela CAPES e ao rigor do CNPq e FAPs no julgamento de pedidos de auxílio, a pesquisa vem crescendo de forma acentuada no Brasil, já tendo inclusive sido capa de renomadas revistas internacionais. Outra parte dos docentes, e também muitos pesquisadores, estão envolvidos com atividades de extensão e entre essas atividades estão incluídos os cursos de reciclagem e treinamento para professores do ensino médio. Tais cursos vêm sendo ministrados desde londa data, porém, eles não estão cumprindo o seu papel já que as prefeituras buscam convênios com escolas particulares. É claro que as atividades de extensão não estão sujeitas a avaliações rigorosas como acontece com os projetos de pesquisa e talvez isso explique essa terrível deficiência. Poderíamos imaginar que outro motivo para tal deficiência é a falta de recursos das universidades públicas. Porém, é bom lembrar que CNPq e FAPESP, por exemplo, mantém linhas de auxílio exclusivas para a área de ensino. Basta que sejam apresentados projetos competentes. Outra explicação talvez possa ser encontrada na reação de algumas pessoas da área entrevistados pela Folha. A crítica de um deles foi a de que os grupos privados estão mais preocupados com o conteúdo e com a preparação para o vestibular e menos com a formação geral. Outro disse que os convênios restringem a autonomia dos professores e podem torna-los dependentes do material e do método. Esses argumentos são lastimáveis pois mostram-se totalmente contrários à melhoria da qualidade do ensino! Afinal, uma boa formação geral não está em contradição com uma boa formação específica e o objetivo do segundo grau é o preparo para o vestibular.

A iniciativa privada está dando um banho na universidade pública. Sem dúvida somos melhores na pesquisa e na qualidade do ensino que ministramos mas somos incapazes de atuar fora de nossos muros. Mas acho que essa situação não irá ficar assim por muito tempo. Logo veremos educadores irados arguirem que tais convênios são ilegais e que só podem ser mantidos com universidades federais ou estaduais, privando a rede de ensino público da qualidade que ela merece. Pobre educação brasileira.

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