12 January 2007

Cometa McNaught

Um novo cometa nos céu! O cometa McNaught já é visível a olho nú no hemisfério norte. Dentro de alguns dias será visível no hemisfério sul. Atualmente sua magnitude é -3, muito maior do que o esperado. Lembre-se que quanto menor a magnitude mais brilhante é o objeto. A estrela mais brilhante, Sirius, tem magnitude -1.4 enquanto a lua cheia tem -12.7. No Brasil, o cometa deverá ser completamente visível à partir do dia 15 de janeiro. Quanto mais ao sul voce estiver, mais fácil será observa-lo. Um mapa para a localização do cometa, depois do por do sol, em Florianópolis, pode ser encontrado aqui.

UPDATE: Mais informações, em ingles, podem ser encontradas aqui.




O cometa poderá ser encontrado logo depois do por do sol, por volta das 20:30 hs., perto do horizonte, na direção sudoeste, como mostrado na figura ao lado. A latitude de São Paulo é cerca de 23o.

Boa sorte!

UPDATE: O cometa já está visível em São Paulo!

3 comments:

Marco Aurélio said...

Victor

Durante séculos os cometas foram considerados mensageiros de más notícias e civilizações ancestrais criaram mitos sobre eles. Atualmente o único medo dos cometas deve ser por seu poder destrutivo caso algum venha a se chocar com a Terra. Esse pelo menos para mim é um bom sinal, mesmo não me considerando um cara místico. Serve também para “baixar a crista” dos cientistas que simplesmente não o conheciam. Vale lembrar que por ter um período de 200 anos, devia ser conhecido pelos astrônomos. Pena que a proximidade de sua trajetória em relação ao Sol poderá causar sua desintegração. A chance é de até 95%.
Um abraço

Marco Aurélio e Lincoln

Anonymous said...

Gostei da informação, mas aqui em Minas Gerais só teima em chover... Vamos ver se a maldição do cometa (que é o dia estar nublado) deixa de rondar por aqui...

Jaça said...

Aqui em Maringá, no Paraná, ontem (17/01/07) foi possível visualizá-lo muito bem a olho nú, desde às 20:35 até as 21:10 (depois se "escondeu" nas nuvens do horizonte).