News on quantum gravity, strings and other interesting stuff in physics.
Novidades em gravitação quântica, cordas e outras coisas interessantes em física.
09 January 2007
Quem lutará para que a educação no Brasil eduque?
Destaque para o artigo de Roberto Mangabeira Unger na Folha de hoje: Ensino que ensine!
Mais um que escreve bonitinho sem saber do que fala:
"Em matemática, por exemplo, em vez de enfoque nas soluções únicas, atenção para as formulações alternativas, as soluções múltiplas ou inexistentes e a descoberta de problemas, tão importante quanto o encontro de soluções."
essa tendência de banalizar o ensino da matemática, como se matemática fosse algo que não exigisse esforço para o seu aprendizado é que nos leva cada vez mais para fundo do poço.
Como voce bem sabe, a matemática é muito mais do que um conjunto de regras para encontrar a solução de um dado problema. É isso que o Unger está enfatizando. Ele não está banalizando o ensino da matemática e nem está afirmando que não é necessário esforço para aprender matemática. Um professor de Harvard sabe muito bem o trabalho necessário para se aprender qualquer coisa.
4 comments:
Por acaso escrevi há poucos dias um artigo sobre a o nosso ensino público:
http://austin.ime.unicamp.br/blog0/?p=20
Precisamos de um super herói?
Mais um que escreve bonitinho sem saber do que fala:
"Em matemática, por exemplo, em vez de enfoque nas soluções únicas, atenção para as formulações alternativas, as soluções múltiplas ou inexistentes e a descoberta de problemas, tão importante quanto o encontro de soluções."
essa tendência de banalizar o ensino da matemática, como se matemática fosse algo que não exigisse esforço para o seu aprendizado é que nos leva cada vez mais para fundo do poço.
Samuel,
Seu artigo está muito bom. Parabéns.
Krishna,
Como voce bem sabe, a matemática é muito mais do que um conjunto de regras para encontrar a solução de um dado problema. É isso que o Unger está enfatizando. Ele não está banalizando o ensino da matemática e nem está afirmando que não é necessário esforço para aprender matemática. Um professor de Harvard sabe muito bem o trabalho necessário para se aprender qualquer coisa.
Post a Comment