08 March 2013

Nada de Novo Sobre o Higgs

Está chegando ao fim a conferência Reencontres de Moriond. Esperava-se que novidades sobre o Higgs fossem apresentadas. Como comentado num post anterior, a taxa de decaimento do Higgs em dois fótons era ligeiramente maior do que aquele predito pelo modelo padrão das partículas elementares. O erro experimental, porém, era grande e mais dados seriam necessários para confirmar a descoberta. Se esse sinal fosse confirmado indicaria em que direção o modelo padrão deveria ser modificado para explicar esse comportamento anômalo. Essa era a grande expectativa! Nesta semana, entretanto, em Moriond, o experimento ATLAS  anunciou que os erros da medida dessa taxa de decaimento diminuíram bastante mas o sinal também diminuiu de forma que o Higgs apresenta todas as propriedades preditas pelo modelo padrão. Outro grupo experimental, o CMS, também fez as mesmas medidas mas ainda não concluiu a análise dos dados. Talvez façam algum anúncio a partir da próxima semana. Só resta esperar...

4 comments:

Rodrigo said...

Rivelles, caso essa taxa de decaimento continuasse maior que o previsto no caso de erros experimentais menores, isso falaria contra ou a favor da supersimetria? Ou essa taxa de decaimento não tem nada a ver?

Obrigado!

Victor Rivelles said...

Caro Rodrigo, se a taxa de decaimento tivesse sido confirmado seria uma indicação de que o modelo padrão deveria ser estendido com a inclusão da supersimetria ou de outros ingredientes. Possivelmente selecionaria algumas dessas propostas de extensão, que poderia ou não incluir a supersimetria. Não seria uma indicação exclusiva de supersimetria

Rodrigo said...

Entendo. Mas professor, pelo outro lado, caso a SuSy seja descartada em vista de novos dados, como ficaria então a teoria das cordas, já que de acordo com alguns livros de divulgação que li (Greene, Smolin, entre outros), eles nos dizem que a supersimetria é uma das consequências da teoria das cordas? A teoria ficaria enfraquecida a ponto de ser revista ou existe algum 'flavor' da teoria (flavor no sentido das 5 teorias que Witten 'unificou' na teoria M) que não depende da existência da SuSy?

Obrigado!

Victor Rivelles said...

Rodrigo, não se sabe em qual energia s supersimetria deve se manifestar, caso ela realmente exista. O fato dela não ter sido detectada no LHC não significa que ela não exista. Talvez tenhamos que esperar pelo próximo acelerador. Caso sejam encontrados argumentos de que a natureza não seja supersimétrica então a teoria de cordas teria que ser abandonada.