17 July 2006

Strings 2006: the movie

If you could'nt go to Beijing for the String conference you can now see the movie. You will understand why string is bound by faith as many bloggers say. The link is here. The homepage for the movie is here. Have fun...

2 comments:

Anonymous said...

Prof. dê uma olhada nesse site

http://www.tenthdimension.com/flash2.php

Victor Rivelles said...

Caro Anônimo,

Não se deixe enganar com desenhos bonitos. A explicação para as dimensões extras que está no site que voce menciona está completamente errada. O início, contendo a explicação de 1 e 2 dimensões, está boa. Mas quando começa a explicar a terceira dimensão usando a faixa de Mobius há uma enorme confusão entre geometia e topologia.

A faixa de Mobius possui 2 dimensões; voce precisa de apenas 2 números para espeficicar qualquer ponto sobre a faixa. O mesmo número de dimensões do plano bidimensional. A diferença com relação ao plano está na topologia da faixa de Mobius. Fica mais fácil entender em 1 dimensão. Uma reta representa um espaço unidimensional. Um círculo também. Em ambos os casos voce precisa de apenas um número para especificar um ponto tanto na reta quanto no círculo.

A topologia, entretanto, é diferente. Se voce caminha numa dada direção sobre a reta voce nunca volta ao ponto de partida. No círculo voce sempre volta ao ponto de partida. O que distingue esses dois espaços unidimensionais é a topologia. Que não tem nada a ver com uma dimensão extra. Voce pode compreender mais facilmente porque no círculo voce volta ao ponto de partida se traçar o círculo num plano bidimensional. Mas isso é apenas uma ajuda para visualizar o que acontece. Voce pode descrever o círculo sem fazer qualquer menção ao plano no qual ele foi desenhado. O mesmo vale para a faixa de Mobius.

Depois tenta-se introduzir outras dimensões através da mecânica quântica. Completamente errado. Daí para frente nada do que está no filme faz sentido. É uma enganação total.

Não compre o livro anunciado no site. Voce vai jogar seu dinheiro fora.