19 November 2006

Ciência versus Religião

Via Cosmic Variance, um link para um artigo de Natalie Angier, autora de vários artigos sobre ciência. Até que ponto os cientistas devem afirmar que religião e ciência podem conviver harmoniosamente? Porque insistimos em ensinar na escola a evolução Darwiniana mas silenciamos quando ensinam que Jesus morreu e ressuscitou, ou que há vida após a morte, ou outras superstições do genero?

3 comments:

Anonymous said...

Neste contexto, a matéria de capa da Época "A ciência vai matar Deus?" (11/11/2006) merece elogios, nem tanto pela qualidade do texto, mas pela ousadia de colocar um tema polêmico em evidência. A julgar pelo blog aberto sobre o assunto
http://ateismo.globolog.com.br/
a reação usual é de ofensa.

Victor Rivelles said...

Olá Samuel,

Tudo bem? Não li o artigo da Época. Não acredito que seja possível manter um diálogo razoável sobre esse assunto no Brasil. O nível de escolaridade é muito baixo e o de superstição muito alto.

Anonymous said...

Olá Rivelles,

Os adultos com muita religião e pouca ciência realmente não conseguem dialogar. Preocupo-me no entanto com os nossos jovens, alunos. Por isto valorizo muito iniciativas como estas do Sum Over Histories que discutem um pouco de tudo, com bom nível de informação e informalidade.
Mais ciência e menos religião. Fala quem foi muito religioso! Um abraço.