30 August 2006

Loop quantum gravity: a resposta

Em 2004 Helling e Policastro, que trabalham em cordas, analisaram criticamente a técnica de quantização utilizada pelos pesquisadores de loop quantum gravity. Mostraram que se aplicarmos a técnica ao oscilador harmônico não obtemos os resultados usuais da mecânica quântica. No ano passado apareceu um paper de Nicolai, Peeters e Zamaklar sobre loop quantum gravity. Esses autores também trabalham em teoria de cordas e estudaram os papers de loop quantum gravity encontrando sérios problemas. Um deles, por exemplo, é o fato de haver algo parecido com a não-renormalizabilidade da relatividade geral, quando se torna necessário adicionar um número infinito de novos termos à teoria original. Este ano, apareceu um novo paper, desta vez de Nicolai e Peeters com críticas ao modêlo de spin foam na loop quantum gravity. Estes resultados foram apresentados na Eurostrings'06, um seminário de loop quantum gravity numa reunião de cordas!

Hoje, apareceu uma resposta à essas críticas num paper de Thiemann. Imediatamente Helling rejeitou a resposta de Thiemann em seu blog e a coisa ficou feia indo ao nível do oscilador harmônico. Lubos aproveitou a oportunidade e já escreveu seu post. Há uma parte interessante onde menciona a história de Feynman e a teoria de tudo e como Thiemann tenta usar isso em seu paper.

UPDATE: Aaron Bergman escreveu um post onde detalha o tratamento do oscilador harmônico usando a proposta de Thiemann. Num outro post ele inicia uma discussão sobre o vínculo mestre usado pelo pessoal de LQG. No blog da Christine Dantas também há um espaço para a discussão do paper.

1 comment:

quarkup said...

adorei o seu blog porque tem temas ke eu tenho estado a tentar perceber .

continua