10 September 2006

Geometria versus algebra

No início do século XX um grupo de matemáticos franceses, escrevendo sob o pseudônimo de Nicolas Bourbakis, pretendia reescrever a matemática abominando todos os conceitos geométricos e enfatizando apenas os aspectos algébricos. Aos poucos a moda foi pegando e chegou inclusive ao Brasil, quando na década de 70 as escolas eram obrigadas a ensinar teoria de conjuntos para os alunos da atual quinta série. Essa situação foi revertida por Donald Coxeter graças aos seus trabalhos que enfatizavam o aspecto geométrico e mostravam como estavam relacionados com a álgebra. O artista M. C. Escher, conhecido pelos seus trabalhos geométricos, era amigo de Coxeter. Suas obras, principalmente aquelas relacionadas ao infinito, foram inspiradas pelo amigo matemático. Hoje em dia, a física moderna, assim como a teoria de cordas, deve muito aos inúmeros conceitos geométricos que a matemática moderna desenvolveu. Sempre vai haver uma disputa entre os geometras e os algébricos, e como sempre, deve-se aproveitar o que há de melhor em cada um dos lados. No Brasil, há ainda quem defenda o modo puramente algébrico e tais pessoas não devem ser levadas a sério. L. Motl aponta um artigo bastante interessante sobre Coxeter no Boston Globe. É necessário registrar-se gratuitamente no site.

2 comments:

Victor Rivelles said...

Caro Jaime,

Tanto a física quanto a matemática são fundamentadas em conceitos claramente e matematicamente bem definidos. O que voce faz é um jogo de palavras que não leva a lugar nenhum. Sugiro que voce estude física e matemática.Estude de verdade, resolvendo exercícios para descobrir se aprendeu algo ou não. Depois disso, tente formular suas idéias com mais rigor. Se voce chegar a esse ponto, voce vai descobrir porque elas não funcionam!

Anonymous said...

Alain Connes, eu li um artigo na scientific american q fala sobre uma possivel unificaçao atraves , de uma geometria criada atraves de uma algebra nao comutativa desenvolvida pelos franceses. interessante apenas o ligaçao entre o assunto apresentado no blog , e a dica do texto q ta na scientific american do mes passado