15 April 2006

Happy Easter !

4 comments:

Anonymous said...

Feliz!

Endereço interessante:
http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/ief2/ief2_dic.htm

"Transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é substantivamente formar."
Paulo Freire

Rynaldo Papoy said...

Olá, tudo bem?

Eu pesquiso sobre as subdimensões da matéria.

Você acha possível que uma partícula subatômica possa ser comprimida, talvez através de algum acelerador de grávitrons [mais ou menos como descrito por Burkhard Hein] e ser deslocada para outras dimensões além do espaço tempo?
Considerando que uma partícula subatômica seja uma onda, esta onda poderia ser comprimida ou ser transformada numa sub-onda?

Existiria alguma fórmula que calculasse a energia necessária para comprimir uma partícula subatômica?

Agurdo notícias.

Abraço,

Rynaldo Papoy

Anonymous said...

Well, I don't understand much of the previous comment. But anyhow. Happy easter back! ;-)
(even though it is a bit late now - I found your blog today; it's nice).

cheers, Kasper

Victor Rivelles said...

Caro Rynaldo,

Se por partículas subatômicas voce quer dizer partículas elementares (elétrons, fótons, quarks, etc.), então não é possível comprimi-las pois elas são pontuais e não têm extensão. Além disso, não existem aceleradores de grávitons. O que existe são aceleradores de partículas elementares que produzem colisões entre elétrons, pósitrons, prótons, etc. Não é possível deslocar algo para fora do espaço-tempo pois por definição não há nada fora dele. Tudo o que existe encontra-se no espaço-tempo.

Voce demonstra uma grande falta de conhecimento de conceitos básicos de física e da pesquisa científica que está sendo feita hoje em dia. Sugiro que voce leia algum livro de divulgação científica escrito por um pesquisador sério e que discuta esses e outros pontos. Sugiro o livro "O Universo Elegante" de B. Greene que contém uma discussão muito boa de mecânica quântica e partículas elementares, além de uma proposta para unificar a mecânica quântica com a relatividade geral, a teoria de cordas.