27 February 2006

Convite à Física

Há dois anos que os alunos do Instituto de Física e de toda a USP contam com o privilégio de poderem assistir aos seminários da série Convite à Física. São palestras dadas por físicos renomados abrangendo os mais variados temas, desde os primórdios da ciência e da física até os mais recentes avanços da física contemporânea. Trata-se de uma oportunidade única de tomar contacto com aspectos da física, e da ciência em geral, que raramente são tratados em sala de aula. Além disso, os seminários são transmitidos ao vivo pela internet e depois disso ficam arquivados, podendo ser acessados, também pela internet, através da Videoteca do Instituto de Física.

Para os calouros será a primeira vez que entrarão em contacto com temas modernos, como teoria de cordas, partículas elementares, cosmologia, caos, supercondutividade, superfluídez, semicondutores, nanotecnologia, plasma, biofísica, computação quântica, e outros tópicos interessantes. E o que é extremamente importante, através de professores que realmente trabalham no assunto do seminário, sabem sobre o que estão falando, e podem tirar as dúvidas que surgirem. Para os alunos do segundo e terceiro ano será a oportunidade de tomarem conhecimento das áreas de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Física. Isto é fundamental para que possam decidir o assunto que pretendem escolher para a iniciação científica, e que depois os leverá a pós-graduação. Já para os alunos da licenciatura, futuros professores de física, é a oportunidade única de tomarem contacto com a física moderna, com a física que está sendo desenvolvida nos dias de hoje. Os alunos do segundo grau são extremamente bem informados, quer através de revistas, quer através da internet. É muito comum que perguntem aos seus professores sobre temas que jamais foram abordados no curso de física, tais como buracos negros, matéria escura, o big bang, quarks, lasers, tele-transporte, redes neurais, procura de sistemas planetários, ondas gravitacionais, econofísica, etc.. O Convite à Física dá chance de voce não só satisfazer sua curiosidade pessoal, mas também de se preparar para responder às perguntas dos futuros alunos, e saber onde procurar a informação quando for necessário busca-la. Note que todos os tópicos mencionados acima, e muitos outros, foram abordados nestes dois anos de existência do seminário.

Enfim, o Convite à Física oferece um prato cheio para saciar sua ansia de saber sobre o que se faz em física nos dias de hoje e entrar em contacto com pesquisadores ativos. É curioso que no ano passado surgiram rumores de que os os alunos não deveriam assistir o Convite à Física porque os seminários eram ao nível de pós-graduação e, portanto, incompreensíveis! De fato, a maioria dos assuntos abordados são do nível da pós-graduação mas isso não significa que não sejam inteligíveis. Isto acontece porque as disciplinas da graduação tratam dos fundamentos da física e, com exeção de algumas disciplinas optativas, ensinam a física desenvolvida até 1930, quando a mecânica quântica foi concluída. A física posterior é ensinada nos cursos de pós. Porisso, grande parte dos assuntos abordados no Convite à Física são estudados na pós-graduação, porém, são apresentados de maneira que possam ser compreendidos por um calouro. Afinal, como disse Einstein, "Most of the fundamental ideas of science are essentially simple, and may, as a rule, be expressed in a language comprehensible to everyone". Esse é o grande sucesso do Convite à Física. Vá lá e confira. Não perca esta oportunidade!

1 comment:

Anonymous said...

Mesmo para os leigos, como eu, não atuantes na área, e com mobilidade reduzida, o "Convite à Física" é uma grande janela aberta, através da ionternet, pela IFUSP para que os rumos da Física sejam apreciados, bem como, conhecer os métodos e avanços dos cientistas do passado, que têm aplicações no nosso dia-a-dia. É ótima a intervenção dos presentes com seus questionamentos e também aprender com as respectivas respostas, e a possibilidade de enviar perguntas por e-mail. Sem dúvida, todos ganham com o brilhante formato.